O charme de Den Haag

terça-feira, 6 de janeiro de 2009 às 16:47
Para muitos brasileiros a cidade holandesa de Den Haag passaria despercebida e até como desconhecida, sobretudo porque em português é chamada de Haia, sede de várias instituições internacionais vinculadas à ONU, como a Corte Internacional de Justiça (foto abaixo).


A poucos quilômetros de Amsterdan, a co-capital da Holanda merece muita atenção, por suas ruas arborizadas, limpas, com pessoas educadas e recatadas. Muuiiito diferente de Amsterdan...

Um dos atrativos de Den Haag é o Parlamento holandês, que se situa em um local bem central e privilegiado da cidade. Em todo verão é geralmente realizada uma instalação em frente ao Parlamento, sendo que em 2008 havia um gigante icebberg flutuando pelas águas que banham o prédio (um lembrete sobre o aquecimento global!?).


A cidade também merece atenção por ser sede da moradia oficial de Sua Alteza Real, Rainha Beatrix. Embora em Amsterdan haja alguns castelos, é na deliciosa Den Haag que Vossa Majestade reside.

Imperdível também em Den Haag, e no verão, é sentar-se nas mesas externas dos vários bares e restaurantes que existem em suas praças, pedir um bom vinho rosé e, quem sabe, se surpreender com uma decoração interna translumbrante quando se resolve ir ao toilet.

Com suas tentadoras ruas de comércio, imperdíveis são as Denneweg e Noordeinde, onde lojas de antiguidades e de apetrechos para casa promovem um desespero aos apaixonados por objetos de decoração.

Uma coisa é certa: Den Haag tem aquilo que Amsterdan definitivamente não tem, isto é, uma atmosfera suave, charmosa e clean. Não se iluda pela Amsterdan de fotos e novelas: vá a Den Haag e conheça o que de melhor a Holanda pode oferecer.

O que é que Bruxelas tem?

sábado, 3 de janeiro de 2009 às 21:43
Ai, Bruxelas... Tenho que ser bastante honesto com todos vocês e dizer a verdade. Quando fui à Bruxelas, tinha acabado de sair de Londres e prestes a ir para Amsterdan pela primeira vez. Isso fez com que a luz de Bruxelas não fosse tão iluminadora naquele momento.

Primeiramente, sair de Londres e chegar a uma cidade mais pacata, quase provinciana, ainda mais na expectativa de ir para Amsterdan fez com que Bruxelas parecesse um... saco! Mas o encanto de Bruxelas só fui bem compreender depois de ter saído de lá...



Suas ruas surrealistas, um labirinto em que mapas são simplesmente inúteis, cheias de inúmeras rainbow flags penduradas, e com incontáveis, e divinas, lojas de chocolates fazem da capital belga um local único. Primeiramente porque comprar em Bruxelas é tudo de bom!

As coisas não são tão caras como nos vizinhos Luxemburgo, França e Holanda. Segundo porque os sabores de Bruxelas, também são incomparáveis: desculpem-me os suíços, mas chocolate é o belga...


Como se não bastasse isso, o que dizer de uma cidade que tem uma arquitetura translumbrante e que guarda tão bem suas tradições? Que tem ostras e frutos do mar quase vivos sendo vendidos em suas apertadas ruelas entre restaurantes cuja decoração art noveau é obrigatória e onde pechinchar faz parte do cardápio? Ah!! E que também tem uma praça central em que o cair da noite é simplesmente um espetáulo à parte, onde todos se reúnem para beber, paquerar, passear ou se distrair (ou só para dar um pulinho na loja da Godiva, logo ali na praça, para adoçar - ainda mais!! - a vida)?

Um clássico argentino

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009 às 18:19
Não, não!! Não estou me referindo a qualquer dos espetáculos futebolísticos que ocorrem de tempos em tempos em La Bombonera, na região do La Boca, em BsAs... Mas sim a uma das coisas que todos têm que experimentar, se deleitar, se lambuzar, quando se passa algum tempo na capital Argentina.

Há várias coisas que se tem para provar: do maravilhoso doce de leite, aos clássicos alfajores da Havana (mas tem que ser Havanna, por favor!), passando pelos Bocaditos Marroc (uma maravilha da indústria argentina, uma espécie mais engordativa ainda de dadinho coberto por nougat de chocolate...), BsAs não é, em definitivo, uma cidade para quem pensa em emagrecer. Não ao menos sem sofrimento ou quilos de culpa...

Dentre as maravilhas doces da cidade, não hesite ao se deparar com qualquer quiosque da Freddo. Você estará diante de um dos melhores sorvetes que poderia tomar em toda sua existência. Sim, porque os argentinos também se orgulham dos seus sorvetes! E o Freddo é argentino até nas cores. É só conferir o copo descartável em que são servidas as maravilhas gélidas.

Gosta de chocolate? Há umas 6 variedades diferentes. E de doce de leite? Há um outro tanto. Frutas vermelhas? Tem de amora, framboesa, morango, e várias berries que nem me lembro.



Peça logo o 1/4, isto é, o pote com 1/4 de quilo, ou seja, uma porção de 250 gramas que vão derreter na sua boca e te fazer alcançar as nuvens. Nessa opção é possível escolher até três sabores: vão por mim e escolham um de cada um dos três grupos que mencionei acima...
Para quem gosta de castanhas, caldas, e outros fru-frus é possível pagar um valor extra e adicionar toppings. Eu particularmente não sou fã...

O melhor é que quem está de passagem pelo Uruguai também poderá ter a felicidade de experimentar dita provocação. Ao menos em Punta del Este, na rua Gorlero há uma tienda da Freddo.

O pior??? Não há nenhuma previsão das lojas virem para as bandas de cá...

Feliz Casapueblo!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009 às 22:34
Ir a Punta del Este e não dar um pulo até Punta Ballena significa que você não conheceu o melhor do local. Punta del Este tem o seu glamour: é local de badalação, de celebridades, de possantes nas ruas, de brancas casas cinematográficas contrastando com o primaveril céu azul de outubro. Porém, se você procura por tudo isso, com a exceção do Cassino, vá a Búzios que você será mais feliz...

Mas o que tem de melhor em Punta del Este está fora de lá. Pegando um ônibus na Rodoviária de Punta, no sentido da capital uruguaia, você passará pela importante cidade de Maldonado, quando, logo após alguns minutos da partida você estará no local à beira da estrada que dá entrada para Punta Ballena. Daí, só mais alguns "minutinhos" caminhando contra o vento e sob um sol traiçoeiro, porque parece não ser forte e não afetar nossa pele, você verá, do seu lado esquerdo a mais bela vista que se pode ter de Punta del Este: o La Plata banhando aquela pequena faixa de areia sob luz intensa! Mas olhar para o lado direito é melhor ainda!! Verá uma vista translumbrante, de um "mar" azul radiante, quando, finalmente, você começa a perceber que a loucura de estar caminhando tanto começa a valer a pena.

E começa porque mais adiante é possível avistar o destino de quase todos que àquele local se procedem: uma construção branca, reluzente, e impressionantemente contrastante com os tons de azul, do céu e do mar.


Trata-se da Casapueblo: um mix de museu, hotel e restaurante, sendo este aberto mesmo a quem não se hospeda no local. Ao chegar no local, é inevitável pensar que já se conhece aquela exótica construção. Encrustrada em um estreito pedaço rochoso entre o mar e um desfiladeiro, Casapueblo nos parece comum por ser uma "encarnação grega de Gaudí"... Isso mesmo! A intimidade que se parece já ter com o local é perfeitamente explicável por nos lembrar as formas inconfundíveis de Gaudí, aliadas a alvas construções caiadas à beiramar, tão tipicamente gregas.

Com nove irregulares andares, que começam no zero e vão descendo até o -9, já que a construção é feita "morro abaixo", Casapueblo tem um certo ar antipático por parte dos seus funcionários: um valor de 50 pesos uruguayos é cobrado como "entrada" para o restaurante, mas que poderá ser abatido do valor final da conta, caso disso você se lembre ao final. E a antipatia à qual me referi diz respeito não ao valor cobrado, mas à falta de percepção dos que ali trabalham que Punta Ballena não é Buenos Aires, não é Paris, não é Londres, nem Sydney, nem São Paulo... É um lugar perdido no mundo, embora divino!


Ir ao restaurante, sentir a brisa do La Plata, transferir-se, por um lapso temporal que seja, para um pedacinho da Europa tomando um belo e gelado Gewurtztraminer, sentado em cadeiras e mesas branquinhas, é o momento mais prazeroso que se pode ter pelas bandas de lá. Além do mais se pudermos observar o sol se pôr, o que é sempre um espetáculo à parte no Uruguai - afinal, lembre-se do que há radiante da bandeira do país!

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com