Crianças, ruas e balas

quinta-feira, 30 de abril de 2009 às 23:52
Para os brasileiros essa seria uma "combinação" cotidiana: crianças, ruas e balas. Em qualquer semáforo das grandes cidades é possível se deparar com esse quadro. Mas o que vim aqui dizer foge à realidade cotidiana dessa "nossa terra de meu Deus".

Ao passar em Antuérpia, cidade belga sede dos Jogos Olímpicos de 1920 (como uma homenagem ao povo da Bélgica pelos sofrimentos vividos no período da I Guerra Mundial), ao lado da grande Catedral de Nossa Senhora, me deparei com crianças não vendendo balas, mas pedindo balas!



E o que faziam para conseguir convencer e encantar a todos que ali passavam? Cantarolavam músicas (no ritmo de "Os Dedinhos" imortalizados pela... han han.. Eliana) provavelmente em falmengo, além de fazerem malabarismos e contorsionismos muito fofos!

Ah, e como qualquer pedinte, não poderia faltar o chapeuzinho colocado no chão à espera das possíveis doações!

O burgo do luxo

domingo, 26 de abril de 2009 às 13:53
Cheguei em Luxemburgo após três cansativas horas de viagem a partir de Bruxelas. Os trens belgas não são como os franceses... E chegando na capital pode-se perceber que há uma atmosfera diferente no local. Não, não me refiro aos turistas porque, como em qualquer lugar do mundo (com exceção de Vaduz!), sempre tem japonês tirando foto até do bueiro, bem como brasileiros que se acham já intímos de você pelo simples fato de serem... brasileiros! Isso é comum, e monotonamente óbvio (talvez essa seja a razão pela qual opto por lugares, digamos, talvez "um pouco" mais exóticos...).



Em Luxemburgo é tudo absolutamente limpo. Nada de papéis no chão, nada fora de lugar. Flores para todos os lados, e ruas e mais ruas de grandes grifes nas quais os nativos fazem suas compras, porque, como uma luxemburguesa, até simpática (por sinal), me disse "we are a very selective people"... Ou seja: não vá a Luxemburgo achando que você vai economizar fazendo comprinhas nas badaladas lojas de roupas, ou de qualquer outra coisa (a não ser algum souvenir "pega-turista" numa barraquinha ou lojinha) . Mas não na Hermés, da foto acima, com seu toldo impecavelmente branco.

Mas se você for, como eu, um aficcionado por antiguidades e peças de decoração. Não hesite: vá à Armand a Wagner, um pequeno antiquário em que me senti em um parque de diversões. Pequeninas taças de licor a 1 ou 2 Euros! Cristais muranos a 10 ou 25 euros! Luxemburgo também tem suas surpresas!

Como se estivesse em uma pacata cidade do interior, a lojinha, quando a descobri, estava fechada. Era hora de almoço, pois. Quando não mais que de repente chega um senhor grandão (em altura, nem tanto em largura), ruivo, com uma barba grande e com todo o jeito de ser... "sem-jeito". Mas como poderia um homem desses ser dono de um antiquário com aquelas taças tão pequenas? Na verdade acho que esse senhor, dono do estabelecimento, foi quem me mostrou uma outra face de Luxemburgo. Um Luxemburgo que tem orgulho de sua pequenês, de ser quase esquecido pelo mundo.

Quando eu disse que era do Brasil, ele retrucou "And what the hell are you doing here, in Luxembourg?". Afinal de contas, o que Luxemburgo poderia oferecer a quem vem "do Brasil"? Este era o que estava pressuposto na questão dele. Mas talvez fosse a figura dele o mais interessante que vi em Luxemburgo: um cinquentão easy going que ora conversava comigo em inglês, ora com seu amigo em luxemburguês! Ah, sim, claro, foi por causa dele que pude escutar luxemburguês, uma "mistura" de alemão e francês. Ou seja, não dá para entender nada!!!

Fim da compra, e o senhor, brincalhão, fingindo seriedade, diz: "oh, ficou muito barata essa compra! Não posso te vender tudo isso por tão pouco!". E eu, com um sorriso, lhe agredeci, saindo da loja feliz pelas compras e por sua simpatia escondida por detrás do seu jeitão (ele parecia um Viking!). Era hora de ir para a estação, mas nada atrapalharia a já saudade da perdida Luxemburgo, nem mesmo as três horas de trem...


**Loja de antiguidades: Armand a Wagner - Antiquaire - 6, Avenue de la Porte-Neuve, Luxembourg

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com