Just shocked!

sábado, 31 de outubro de 2009 às 16:48
Em paises cuja lingua mais parece um codigo para voce, nada melhor que sintonizar a tv em canais de videoclipes. Aqui, na Polonia, ha um canal chamado "Trace", que na verdade nem sei se eh um canal nacional daqui.

Mas o relevante eh o seguinte: em videoclipes cujas cenas sao "atentadoras ah moral e aos bons costumes" a imagem eh propositalmente embacada para nao se ver o que se passa.

Entao, assistir aos videos da Lady GaGa eh uma diversao so! Quando ela beija duas pessoas ao mesmo tempo: imagem distorcida! Quando tem sangue: imagem embacada! Quando alguem passa a mao por partes, digamos, mais intimas de outrem... Tcharam!!! Mais nebulosa ainda!!

Viva a censura, gente!! Viva a "queda" do autoritarismo pelas bandas de cah!

Em Warszawa

às 12:58
Finalmente em Varsovia. O que a cidade tem de demais? Nada.

Cracovia, a primeira capital do Reino por 600 anos, eh muito mais rica culturalmente, alem de ter 2 das mais maravilhosas igrejas que ja visitei.

Agora sao exatamente 4 horas da tarde e a cidade estah morta. O peso do comunismo eh facil de sentir nas ruas da cidade. Predios quadradoes, pessoas idem, e com um ar mal cuidado, faz desta capital da Europa talvez a que menos se pareca com o proprio continente estrelado.

Pense duas vezes

terça-feira, 27 de outubro de 2009 às 19:09
Em Praga, pelo penultimo dia. Tenho tanta coisa para falar da cidade, mas nem sei por onde comecar. Talvez gaste uma eternidade de posts para descrever as experiencias por aqui. Mas nao se enganem: Praga nao eh a maravilha que sua tia ou o seu vizinho disse ser (talvez por nao terem ido a Budapeste, Viena, Londres ou Berlin antes).

A cidade eh suja, cheira ah prostituicao, com um bando de gente mal encarada nas ruas, fora a abordagem explicita nos principais pontos turisticos de sujeitos oferecendo sexo, jogatina e sei lah mais o que...

Fora duas outras coisinhas: a cidade nao tem nada de barato, muito antes pelo contrario, alem dos nativos serem absurdamente truculentos, grosseiros e com nenhuma paciencia para explicar nada. Se te dao uma informacao com o ingles que Deus lhes deu, e voce nao entende e pede para repetir, pode preparar para a "bufada" que a criatura vai dar ao te responder mal criadamente de novo. E eu que achava que os argentinos eh que eram meio grosseiros...

O que Praga tem que outras cidades nao tem? Nao sei. Juro! Aqui tem o rio Vlatva, que nao chega aos pes do Danubio. Tem o Museu Nacional cuja arquitetura nem da pra comparar com, por exemplo, o Congresso Argentino - o predio de nossos hermanos ganha disparado. Tem o castelo e seu complexo que seria ate covardia compara-lo com o similar estonteante em Viena. Ah, e tem a tal Ponte Carlos com umas estatuas sujas e nem tao bem esculpidas; nada que se aproxime da Alexandre III de Paris. E assim continua...

Alem do mais, o povo nao tem a beleza dos romenos, a simpatia e receptividade dos hungaros, nem a competencia dos vizinhos alemaes.

Entenderam como eh essa praga?

Em München!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009 às 18:33
Bom, estou agora em Munique, capital da rica e encantadora regiao da Baviera, ou Bavaria, como queiram. O frio deu uma "melhorada". Na verdade o fato de nao ventar muito por aqui ja ajuda muito!!

Hoje perdi meu celular! Ou seja, as fotos que estava postando por ele agora terao que esperar o Brasil para aparecerem por aqui. Ontem tirei o dia para ir ao encantador Castelo de Neueschwanstein, na cidadezinha de Schwangau, proxima a Munique. Este castelo, inclusive, foi o que inspirou o famoso castelo da Disney.

Confesso que e impressionante, mas nada me impressionou aqui na Alemanha como a Residenz, onde era a sede do reino da Baviera: comparavel com ele, so o Palacio de Versalhes.

Bom, por hoje e so! Sem imagens, mas ao menos com sinal de fumaca! :D

No interior húngaro

terça-feira, 13 de outubro de 2009 às 07:44

Acabei de tirar essa foto na pequena cidade de Eger. Está uns 2 graus, com uma sensação térmica de não quero nem imaginar... Melhor que a sauna que deve estar por aí... A cidade é muito conhecida por produzir vinhos desde a invasão turca, além de suas belas igrejas barrocas. Uma das torres pode ser vista na foto abaixo.


Han!?

às 07:44

Em Sófia, após passar pela terra dos ciganos

segunda-feira, 12 de outubro de 2009 às 13:49

A Romênia tem muitos defeitos: de infraestrutura à educação e boa vontade do povo... Mas, enfim, depois dou mais detalhes. Já estou na Bulgária e o prédio abaixo é um prédio do poder judiciário... Só não descobri ainda se se trata da Suprema Corte da Bulgária.

A capital tem contrastes interessantes: suas ruas muito estreitas, com prédios públicos imponentes. Um povo bem vestido, embora não bonitos como os romenos. Mais simpáticos, mas só quando o assunto não seja te atender em uma loja...


Primeiras impressões de um país que cresce e se moderniza, enquanto sua vizinha, Romênia, se afoga em seu próprio passado.

update:
Sim, o prédio da foto trata-se da Suprema Corte Búlgara.

Em Braşov!

domingo, 11 de outubro de 2009 às 08:25
Olah a todos! Estou nada mais nada menos que na Transilvania! Acabei de ir ao Castelo do Dracula, que eh em um lugar muito lindo, na cidadezinha de Bran. Depois teremos fotos!! Brasov eh uma cidade linda aqui da Romenia, uma cidadezinha historica muito fofa!

Quanto a Bucareste, a cidade tem cheira ao comunismo, seja nos predios publicos, seja na maneira mal-humorada e pesada do povo. Estive no Palacio do Parlamento, que eh o maior predio civil do mundo. Eh simplesmente impressionante a arquitetura e a decoracao interna: algo que nem vi na Franca. Indescritivel!

Bom, por agora eh soh! Depois, mais noticias! La Revedere! Ou ateh mais, como se diz por aqui!!

Ouviram do Ipiranga...

quinta-feira, 8 de outubro de 2009 às 17:59

Olhe bem no centro da foto abaixo... Quem é? Isso mesmo, Vanusa em carne, osso e "labirintite"... Gente, isso não explica muita coisa? Vanusa indo pra Amsterdã no meu voo? por que será que ela cantou o hino daquele jeito? Ah, sim, deve ter sido o remédio para labirintite... Não viu a performance da minha companheira de vôo? Então joga "hino nacional Vanusa" no youtube e boa diversão!


Zarpando pra terra do Vlad...

às 17:37

Aqui em São Paulo está um tempo feio de doer... Esse aí em baixo é o avião da KLM no qual embarcarei em minutos para Amsterdan e, de lá, para a Romênia.

Até agora tudo bem, tirando meu sono e um bando de gente bêbada e com cara de drogado em minha frente e ao redor aguardando o vôo... Por que será que o vôo vai, assim, estar "tão" bem freguentado...?

Cruz Vermelha

quarta-feira, 7 de outubro de 2009 às 18:57
Estou aqui, arrumando as malas para a próxima. Como havia prometido a vários posts atrás, hoje vou dizer o que sempre levo e considero indispensável em uma viagem quando o assunto se refere a medicamentos e assemelhados.

Primeiramente: não banque o irresponsável. Não é porque um amigo falou que é bom ou porque você leu em um blog por aí que "tal" remédio é bom que você vai enfiar a cara nele. Ao invés de parecer ser uma solução, pode se tornar uma dor de cabeça em um país em que as pessoas não falam sua língua, ou nem você a delas. Escutem a voz da experiência... Isso já aconteceu comigo no Chile (outro dia conto).

Seguro de saúde? In-dis-pen-sá-vel. Ao fazer uma viagem, já tome em consideração o preço do seguro de saúde. "Ah, tá caro, não vou fazer...". Ah, não? Então não viaje! Ou corra o risco de gastar 10, 20 vezes mais caso precise de algo. Dica: quase todos os cartões de crédito, quando usados para adquirir integralmente a passagem, expedem o seguro de saúde. Entre em contato com sua administradora de cartões. Do contrário, vá a alguma agência de viagem e providencie por sua própria conta. Quando viajo de milhas, sempre vou à Tam Viagens para fazer meu seguro.

Três: toma algum remédio de uso contínuo? Então pode providenciar uma receita médica com a descrição da substância, a quantidade e quantas vezes ao dia para que você não tenha a surpresa de tê-lo barrado quando da entrada ou saída de algum país.


E no mais? Bom, no mais, faça sua própria "farmacinha". Sempre levo o seguinte: um remédio para minimizar os efeitos da gripe (no meu caso, me dou bem com o Resfenol), um "engana-gripe" (Aspirina C-Efervescente), um antinflamatório, um antitérmico, um analgésico, algum medicamento tópico para dores musculares, já que caminhar muito pode ter seu preço (Cataflan, ou seus genéricos, podem ser bastante úteis), Band-Aid, anti-histamínico (preferencialmente algum que você já tenha alguma familiaridade), algum remédio para possíveis dores de garganta/faringite (gosto do Flogoral), para enjoo (prefiro o Plasil, que não dá sono), algo para aftas, sobretudo se você já tem tendência ou vai para locais cujos hábitos alimentares são muito diversos do seu natal (Omcilon Orabase), um para dores abdominais (Buscopan, que nos países vizinhos pode ser encontrado com o nome de Buscopina) e, acreditem, Hypoglós (que é ótimo para aqueles que, dormindo pouco, acordam parecendo um urso panda de tanta olheira: nada como passar um pouquinho debaixo dos olhos antes de dormir e acordar no outro dia parecendo que dormiu uma eternidade; afinal, quem quer sair com cara de cansado nas fotos?).

Bom, acho que é "só"...

Será que eu sou hipocondríaco!? Ou só precavido? Ou os dois?

Quem mora no rio é peixe?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009 às 13:03
Depende do rio... Se for no de Janeiro moram peixes de várias espécies cujos nomes prefiro não mencionar (é um "blog família", digamos...). Mas mora também uma galerinha bem gente boa no entorno de um dos futuros protagonistas das Olimpíadas de 2016.


O estádio do "Engenhão", fica em uma região muito "nobre" da cidade, tão nobre que você tem até medo de andar por lá... Colete à prova de bala!? Recomendo, recomendo sim...


Ah, claro, mas me esqueci! Na época dos Jogos Panamericanos em 2007, (quando, inclusive, tirei essas fotos), bem como será nas Olimpíadas, as forças armadas cumprem seu papel. Fazem de tudo para os turistas se sentirem seguros e nem ver rastro de pobreza, violência ou tóxicos.


Do contrário, boa sorte! Vá lá conhecer o "Engenhão" por agora - após ter andado em um dos confortáveis, cheirosos e vazios trens que saem da Central do Brasil - e, se voltar, nos conte sua aventura na selva...

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com