Somewhere "under" the rainbow...

quinta-feira, 22 de abril de 2010 às 15:08
Onde é o fim de um arco-íris? Nunca o vi pessoalmente, mas o imagino em um lugar muito íngrime, que só se chega após descer montanhas e mais montanhas sinuosas acompanhado de belas árvores intocadas e que por isso mesmo guardam o tão esperado segredo...

E dizem que no fim de um arco-íris há sempre um tesouro... Juntando tudo, isso deve ser o Mosteiro de Rila. Esse lugarzinho escondido no fundo da gaveta da Bulgária é indescritível. Por mais que eu tente passar para vocês através das palavras o que é o local, vocês nunca saberão se não estiverem lá.



Primeiro porque foi neste local em que a cultura e língua búlguras foram preservadas quando da invasão turca à região. Se existe o búlgaro, e se existe tão tradicional cultura religiosa de ícones pintados na Bulgária, tudo isto se deve ao Mosteiro de Rila, fiel guardião do passado e tradições búlgaros.

O Mosteiro, além de sua atmosfera preciosa, em um local absolutamente tranquilo e ermo não muito longe de Sófia, capital do País (mas também nem tão perto), é uma preciosidade artística para quem o admira, ali, extasiado com tantas e coloridas pinturas ao estilo bizantino, capazes de fazer com que os mais atentos fiquem admirando por toda uma tarde.



Indo na Bulgária, não perca: vá ao Mosteiro de Rila! Não ir seria um pecado imperdoável... Então melhor não contrariar! :)

Sal, luz e fé

terça-feira, 6 de abril de 2010 às 22:01
Um dos lugares que eu mais fiquei curioso para conhecer na Polônia foi a mina de sal da cidade de Wieliczka, próxima à Cracóvia. A região é famosa pela existência da referida mina em seu subsolo, fama esta que envolve até a estória de uma princesa que virou Santa da Igreja Católica e que em outra oportunidade eu conto.



Mas já que o assunto agora foi para o lado da fé, nada mais impressionante que descer não sei quantas centenas de degraus e, depois de ver vários ambientes subterrâneos todos esculpidos em sal (do chão ao teto), ainda deparar com a grande surpresa que fica reservada para o quase final de sua experiência salina: uma capela gigantesca toda trabalhada e esculpida em sal bruto, o que inclui não só o piso, os pilares, os paineis, o crucifixo e o altar mas, impressionantemente, até as "pedrinhas" do lustre também!!




Antes de ter ido conferir ao vivo, já havia visto fotos dessa capela. Mas nada se compara à emoção de ver tamanha obra prima in loco! A ideia que tal lugar nos transmite é a de que somos minúsculos perante a grandeza do universo e de seus mistérios.

No mais, outras informações não poderei dar a vocês, já que o guia do meu tour só falava polonês e, aí, já é querer forçar a barra achar que eu entendi alguma coisa do que ele resmungava. :)

Mande um recado!

segunda-feira, 5 de abril de 2010 às 11:52
Após muuiiiito tempo sem aparecer por aqui, hoje voltei pois já estava sentindo uma certa saudade de escrever algo sobre minhas andanças.

E, então, nada melhor que uma caixinha de coleta de cartas para enviar um SOS!



Bom, na verdade, não se trata de uma "caixinha", está mais para um monumento no meio da rua, uma escultura a céu aberto, em pleno centro de Bratislava, capital da Eslováquia.

Fica próxima à praça na capital eslovaca onde ocorreram as inúmeras comemorações quando da queda do regime socialista e extinção da antiga Tchecoeslováquia.

Será que eles estão sentados ali esperando por alguma carta ou pelo carteiro, hein!?

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com