Feliz Casapueblo!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009 às 22:34
Ir a Punta del Este e não dar um pulo até Punta Ballena significa que você não conheceu o melhor do local. Punta del Este tem o seu glamour: é local de badalação, de celebridades, de possantes nas ruas, de brancas casas cinematográficas contrastando com o primaveril céu azul de outubro. Porém, se você procura por tudo isso, com a exceção do Cassino, vá a Búzios que você será mais feliz...

Mas o que tem de melhor em Punta del Este está fora de lá. Pegando um ônibus na Rodoviária de Punta, no sentido da capital uruguaia, você passará pela importante cidade de Maldonado, quando, logo após alguns minutos da partida você estará no local à beira da estrada que dá entrada para Punta Ballena. Daí, só mais alguns "minutinhos" caminhando contra o vento e sob um sol traiçoeiro, porque parece não ser forte e não afetar nossa pele, você verá, do seu lado esquerdo a mais bela vista que se pode ter de Punta del Este: o La Plata banhando aquela pequena faixa de areia sob luz intensa! Mas olhar para o lado direito é melhor ainda!! Verá uma vista translumbrante, de um "mar" azul radiante, quando, finalmente, você começa a perceber que a loucura de estar caminhando tanto começa a valer a pena.

E começa porque mais adiante é possível avistar o destino de quase todos que àquele local se procedem: uma construção branca, reluzente, e impressionantemente contrastante com os tons de azul, do céu e do mar.


Trata-se da Casapueblo: um mix de museu, hotel e restaurante, sendo este aberto mesmo a quem não se hospeda no local. Ao chegar no local, é inevitável pensar que já se conhece aquela exótica construção. Encrustrada em um estreito pedaço rochoso entre o mar e um desfiladeiro, Casapueblo nos parece comum por ser uma "encarnação grega de Gaudí"... Isso mesmo! A intimidade que se parece já ter com o local é perfeitamente explicável por nos lembrar as formas inconfundíveis de Gaudí, aliadas a alvas construções caiadas à beiramar, tão tipicamente gregas.

Com nove irregulares andares, que começam no zero e vão descendo até o -9, já que a construção é feita "morro abaixo", Casapueblo tem um certo ar antipático por parte dos seus funcionários: um valor de 50 pesos uruguayos é cobrado como "entrada" para o restaurante, mas que poderá ser abatido do valor final da conta, caso disso você se lembre ao final. E a antipatia à qual me referi diz respeito não ao valor cobrado, mas à falta de percepção dos que ali trabalham que Punta Ballena não é Buenos Aires, não é Paris, não é Londres, nem Sydney, nem São Paulo... É um lugar perdido no mundo, embora divino!


Ir ao restaurante, sentir a brisa do La Plata, transferir-se, por um lapso temporal que seja, para um pedacinho da Europa tomando um belo e gelado Gewurtztraminer, sentado em cadeiras e mesas branquinhas, é o momento mais prazeroso que se pode ter pelas bandas de lá. Além do mais se pudermos observar o sol se pôr, o que é sempre um espetáculo à parte no Uruguai - afinal, lembre-se do que há radiante da bandeira do país!

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com