O charme de Den Haag

terça-feira, 6 de janeiro de 2009 às 16:47
Para muitos brasileiros a cidade holandesa de Den Haag passaria despercebida e até como desconhecida, sobretudo porque em português é chamada de Haia, sede de várias instituições internacionais vinculadas à ONU, como a Corte Internacional de Justiça (foto abaixo).


A poucos quilômetros de Amsterdan, a co-capital da Holanda merece muita atenção, por suas ruas arborizadas, limpas, com pessoas educadas e recatadas. Muuiiito diferente de Amsterdan...

Um dos atrativos de Den Haag é o Parlamento holandês, que se situa em um local bem central e privilegiado da cidade. Em todo verão é geralmente realizada uma instalação em frente ao Parlamento, sendo que em 2008 havia um gigante icebberg flutuando pelas águas que banham o prédio (um lembrete sobre o aquecimento global!?).


A cidade também merece atenção por ser sede da moradia oficial de Sua Alteza Real, Rainha Beatrix. Embora em Amsterdan haja alguns castelos, é na deliciosa Den Haag que Vossa Majestade reside.

Imperdível também em Den Haag, e no verão, é sentar-se nas mesas externas dos vários bares e restaurantes que existem em suas praças, pedir um bom vinho rosé e, quem sabe, se surpreender com uma decoração interna translumbrante quando se resolve ir ao toilet.

Com suas tentadoras ruas de comércio, imperdíveis são as Denneweg e Noordeinde, onde lojas de antiguidades e de apetrechos para casa promovem um desespero aos apaixonados por objetos de decoração.

Uma coisa é certa: Den Haag tem aquilo que Amsterdan definitivamente não tem, isto é, uma atmosfera suave, charmosa e clean. Não se iluda pela Amsterdan de fotos e novelas: vá a Den Haag e conheça o que de melhor a Holanda pode oferecer.

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com