The five stars of Eurostar go to...

domingo, 28 de setembro de 2008 às 21:42
Com toda a confusão que o mau funcionamento do Eurostar provocou nos últimos dias deste mês, em razão de um incêndio na malha ferroviária mais próxima da fronteira francesa, me senti quase que na obrigação de defender os ingleses.





Não que os franceses tivessem alguma culpa no episódio, ou não que não tivessem, ou que os ingleses tivessem... Whatever! A questão é a diferença de se fazer uma viagem no Eurostar partindo de Paris e outra partindo da Estação de St. Pancras International no coração de Londres (foto).

Primeiramente, em Paris, na Gare du Nord, para se chegar ao guichê de embarque é algo tão mal feito que até parece coisa de nossos ancestrais portugueses... Ao chegar na estação você se depara com a plataforma de seu embarque; mas para sua surpresa, você tem que dar a maior volta do universo, subir para outro andar, passar pelas migrações francesa (aqui responsável por todo o Espaço Schengen) e britânica para depois... descer -- agora pelo lado de dentro, rumo à sua plataforma para então, muito desorganizadamente, procurar seu vagão e, finalmente, seu assento. Não seria mais fácil se tudo fosse já no andar em que se chega, como na St. Pancras?? Placar inicial: St. Pancras 1 x 0 Gare du Nord.

Finalmente dentro de seu vagão, devidamente assentado, qual a surpresa? Um atraso de mais de 40 minutos para se rumar para Londres... Desorganização, descontrole na fila gigantesca que estava se formando para se passar pelas migrações, o ranso latino no french-way-of-life, ou tudo isso junto? Resposta: tudo isso junto, claro!

Impressionante foi ir de Londres para Bruxelas também via Eurostar. Além da perfeita organização em St. Pancras, facilidade de mobilidade e acesso, tranqüilidade de se passar pelas migrações, as portas do trem se fecharam exatamente às 08:58, horário programado para a partida do trem que, então, partiu!!! Isso é que é pontualidade efetivamente britânica! Portanto, dois pontos para Londres, um pela organização e outro pela pontualidade: St. Pancras 3 x 0 Gare du Nord.

Em um quesito, pelo menos, ambas quase empatam.

Bem... Pensando melhor, Paris perde de novo. Se você pretende ir de metrô até a Gare du Nord levando todas as suas malas, bolsas, casacos, mochilas, etc... (e no meu caso, eu tinha todos esses itens de primeira necessidade) prepare-se para aulinhas de musculação grátis e em plenas férias. Dependendo das estações em Paris, não há portão especial para entrada de volumes maiores (Londres sempre tem), não há elevador ou escada rolante (em Londres não ter escada rolante é raríssimo), fora o fedor que se sente no metrô (em Londres sente-se as últimas fragrâncias das grandes maisons). Ou seja, depois de carregar quilos e mais quilos, você acha que poderá respirar feliz e profundamente... Poder você até pode, mas não será muito agradável. Ah, claro, fora a sujeira dos metrôs em Paris... Quanto a Londres, seria covardia tirar seu ponto nesse quesito só por causa dos 5 degrausinhos que separam o setor de desembarque do Eurostar da parte do Underground na St. Pancras Station. Mas é que o cansaço já era tanto que qualquer "um" degrau parecia um calvário! St. Pancras 4 x 0 Gare du Nord.

Tudo isso fora a questão estética. Ok, ok! A velha e não tão bem cuidada Gare du Nord é em Paris, sim, mas St. Pancras cheirava a novo, com um projeto moderno e arrojado no jeito tradicional-londrino de ser. Placar final: St. Pancras 5 x 0 Gare du Nord.

Acho que não sou só eu quem prefere St. Pancras. Talvez até o própio Eurostar prefira Londres! Que os franceses fiquem com o fogo. E Deus salve a Rainha!

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