O caça-beijos

terça-feira, 29 de setembro de 2009 às 23:58
Todos vão concordar comigo: há "beijos", e "beijos"...

E quando o assunto é Rodin, isso pode confundir sua cabeça.

Quando estive em Buenos Aires pela primeira vez, fui ao imperdível Museu de Belas Artes, entre o imponente prédio da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, e o atrativo Buenos Aires Design, na região da Recoleta. O Museu, um prédio pintado externamente por forte tom quente, guardava, para mim, uma surpresa que não imaginava.



Percorrendo as salas, em um momento, deparei-me com a estátua acima. E nela encontrava-se a seguinte placa: "O beijo - Auguste Rodin". "Gente...", pensei eu, "como assim!?". Logo fui perguntar para a mocinha que tomava conta da sala: "Essa escultura é original, é do Rodin?". E ela, gentilmente, e mais que depressa, soltou: "Sí, claro...". Fiquei em estado de choque. Nunca, jamais, imaginaria que a famosa peça de Rodin estaria aqui, do ladinho, na nossa irmã Argentina.

Três anos depois, em Paris, lá fui eu ao Museu Rodin. E quem eu encontro lá!? Sim, sim...: o Sr. "O Beijo". Aí, claro, mil hipóteses começaram a borbulhar: "Será que a peça em BsAs era emprestada daqui?". "Será que a peça de Paris é que veio emprestada de BsAs, já que lá, em BsAs, havia uma plaquinha que dizia, inclusive, que aquela peça tinha sido uma doação do próprio Rodin para o Museu argentino?".

Recusei-me perguntar se a peça da foto abaixo era a "original" no próprio Museu do artista. Consigo, às vezes, controlar minha curiosidade para não me expor ao ridículo.



Mas o mistério somente foi solucionado quando retornei a Buenos Aires no ano passado. Indignado com essa situação toda, lá fui eu pro Museu de Belas Artes e, tcharam!, quem estava lá paradinha, me esperando sem nem mover um dedinho!?

Aí não resisti: manota, por manota, melhor em um Museu não especializado no artista... Fui lá me inteirar do assunto.

Moral da estória: a peça que se encontra no Museu argentino foi doada, sim, por Rodin à Argentina, da mesma maneira que a de Paris é "a" famosa escultura. A diferença é que a da nossa vizinha foi um estudo feito pelo artista para, posteriormente, esculpir a definitiva que se encontra em sua terra natal.

"Aaah, bom!", então eu não estava ficando maluco! ;)

1 Responses to O caça-beijos

  1. Decah Says:

    Como eu nao posso ir pros estrangeiro!!! rsrsrs
    eu fui so na Casa Fiat e vi um pouco da arte magnifica do Rodin!!!
    hehehe...
    Mas la so tinha fotos das obras de arte e alguns modelos.
    sao peças maras!!! rsrsrs
    beijaoo

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com