Vá pro banho, menina! Agora!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009 às 11:17
Os moradores de Montevidéu se orgulham de sua terra. Esta é a cidade que nos últimos anos vem sendo considerada como a de melhor qualidade de vida da América Latina.

Na verdade, Montevidéu é uma capital pequena. E o seu tamanho é inversamente proporcional ao descuido visual de sua principal avenida, a 18 de Julio, que vai ligar o Monumento ao Gaúcho à "Plaza Independencia".


A Avenida 18 de julho tem um "quê" de centro comercial das cidades do interior do Brasil, ou até mesmo de algumas capitais (Belo Horizonte que o diga...). Prédios até muito bonitos: do período colonial ao estilo neoclássico, de tudo se encontra nesta parte da cidade. Pena é que é impossível vê-los, já que tamanha é a quantidade de outdoors, faixas, placas e outras formas de poluição visual.


Além disso, a Avenida é, "paradoxalmente, sem vida"! As construções parecem que se encontram todas pintadas com tintas cuja escala de tons variaria do ocre ao cinza...



Ok, ok... Eu sei que se trata do centro, e comercial ainda por cima. Mas nem por isso há que ser tão mal cuidada, uma vez que "água, sabão, tinta e boa vontade" poderiam transformar aquele lugar em um dos mais agradáveis da capital uruguaia.

Para contribuir com esse estranhamento, as ruas que cortam a Avenida não são nada largas, o que cria a sensação de abafamento, de clausura.


Ou seja: vá, conheça e não fique! Há outras coisas mais interessantes para se fazer por lá...

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com