Uma Capela Divina

terça-feira, 15 de setembro de 2009 às 18:42
Um dos lugares imperdíveis para os "parisienses" de primeira viagem é a Saint Chapelle. Situada na Île-de-France, no miolinho de Paris em uma ilha fluvial no meio do Sena, a Sait Chapelle é encantadora. No dia em que fui estava uma chuvinha chata em um dia frio e cinzento, totalmente sem graça. Mas nem me lembrei desses detalhes após ter entrado na capela.


Primeiro acontecimento inusitado: estava na fila e veio um "bando" de brasileiros conversando altíssimo com a seguinte conversa: "Fulaninha, será que a fila é essa aqui pra entrar? Ah, será!? Vai lá e pergunta, Fulana! Ah, eu não. Que saco, então eu vou!". Aí chega uma sujeita pra mim e faz a pergunta que não acreditei: "La filê é aqui?". Isso mesmo, a esperta achou que algum ser na face da Terra ia entender que filê seria fila. Neste dia eu sacaneei: virei pra tiazinha e falei: "Pardon!" (como do tipo: não entendo seu dialeto... risos...).


Muito bem, passado esse "evento", entrar na Capela é uma sensação indescritível. A parte inferior da capela (foto abaixo) era destinada para a frequência dos mais pobres, enquanto a parte mais maravilhosa de todas, claro, era para os nobres e endinheirados exercerem a fé.



Bom, confesso, não sei se há como concentrar e rezar dentro de um lugar maravilhoso desses. Todas as "paredes" são vitrais, que fazem do "salão" da capela um mosaico de cores que se misturam, refletindo no chão, nas paredes, e nas pessoas, borrões não identificáveis de certos tons antes jamais vistos.


Os vitrais contam a história da Bíblia, passo a passo. Um ponto em destaque era a parte referida à Santa Ceia, que ficava bem centralizado, ao alto e atrás do altar. Ali era impossível não identificar Jesus, o pão e os apóstolos.


Poderia ficar ali em "silêncio" sentindo aquela áurea especial e de paz que ronda aquele lugar, se não fosse o mesmo grupo de brasileiros quem mais fizesse balbúrdia e risadinhas em um lugar em que se exige silêncio. Tanto que o próprio segurança chamou a atenção várias vezes...

Tirando a "normalidade comportamental no exterior da maioria de nossos compatriotas", a Saint Chapelle é um lugar deslumbrante. Não sei se há algum Ato de Contrição suficientemente eficaz para aqueles que vão a Paris, e não vão a esta Capela. Na dúvida, e para sua sorte, não se coloque em risco! Reserve uma manhã para passear pela região e ir à Saint Chapelle.

Ah, e só não esqueça de ter cuidado para retornar para o nível da entrada! A escadinha não é das mais espaçosas...


3 comentários

  1. Adorei o acontecimento inusitado da fila, KKKKKKKK! Só vc mesmo!!!

  2. Unknown Says:

    Ahhhhh nem Lúcio, só vc mesmo..... Adorei..."La filê é aqui?"
    Quase tive um ataque de riso!!!
    Beijão amore!!! Milla.

  3. LA | Jr Says:

    Hehehe ;)

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com