É de verdade?

segunda-feira, 10 de agosto de 2009 às 16:28
Hoje vou mostrar os icebergs do Jökulsárlón. Como disse ontem, é um lago glacial na Islândia, que se localiza no centro sul do país: a grande mancha branca na foto via satélite abaixo mostra a geleira a partir da qual o Jökulsárlón se forma.

Sim, sim... Tudo aquilo branco na ilha perdida no meio do mar não são nuvens. São geleiras mesmo. Não é à toa que em inglês o nome do país é Iceland.


Quando se chega ao lago, a primeira impressão que se tem é que tudo aquilo é de mentirinha. Que tudo é cenográfico, de tão inacreditável que é a natureza. Aquele tanto de pedregulhos de gelo flutuando, nos mais diferentes tons de branco e azul (e preto, em razão da poeira do cascalho que o forte vento acaba, mais cedo ou mais tarde, por levantar).


A parte branca do iceberg, que inclusive é a que fica por cima da água, é a que tomou sol. Ela fica branca porque o contato com os raios solares cria minúsculos microporos no gelo, fazendo com que ele não seja mais tão cristalino.
Diferente são as nuances de azul que se pode perceber: os mais variados tons de azul se deve à luz do sol que, ao passar pelas partes puras, cristalinas, e ainda intactas dos icebergs, refletem uma infinidade de cores azuladas que são simplesmente de tirar o fôlego.


Navegar em um barco de médio porte no lago foi muito emocionante. Fora o frio insuportável que fazia no dia. Neste dia sim, eu senti muiiito, mas muiiito frio como não havia sentido em toda a minha vida (Ah, e lembrem-se que era verão...). Ao ponto de eu, em determinados momentos, parar de sentir a ponta dos meus dedos da mão, uma vez que o "esperto" esqueceu o par de luvas na capital, Reykjavík. Acho que tudo isso se deveu em razão do forte vento que fazia.

Na verdade, "verdadeira", os icebergs da Groelândia são infiniamente mais puros, azuis e de mais belos formatos que os do Jökulsárlón... Mas para vocês não acharem os do Jökulsárlón sem graça faço o seguinte: mostro agora os dele e depois os da Groelândia... Aí vocês se surpeendem duas vezes...

1 Responses to É de verdade?

  1. Imagino que a sensação de estar em um lugar como este é espetacular, mas que a temperatura deve assustar e muito, ah... isso deve risos!

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com