Uma cidade dividida

terça-feira, 11 de agosto de 2009 às 21:55
Porém, e felizmente, não mais entre os adjetivos "oriental" e "ocidental". Berlin é uma cidade que definitivamente é extremamente marcada entre o seu presente e o seu passado. E esta divisão é tão nítida, que a Berlin das últimas duas décadas explode como um meteoro radiante e esplendoroso.

Mas como eu disse, as marcas na cidade são explícitas. E hoje vou falar sobre a mais tocante de todas: sobre o Muro de Berlin, ou "Berliner Mauer", como os alemães o chamam. Há vinte anos atrás, no dia 09 de novembro de 1989, o Muro foi rompido fazendo com que os até intransponíveis obstáculos, que impediam Berlin e a Alemanha de ressurgirem de suas cinzas, começassem a ficar cada vez mais distantes.



Como todo povo inteligente, os berlinenses moveram o Muro, mas não o removeram de suas memórias. Prova disso é o fato de Berlin ser toda recortada por uma contínua linha que marca o exato trajeto que o Muro percorria, de norte a sul, fazendo-nos ao mesmo tempo celebrar uma conquista recente de nossa História, bem como refletir sobre os equívocos e a estupidez que o "mundo vermelho" também foi capaz de provocar.



Foi irresistível, e muito emocionante, colocar cada pé de um "lado do muro", porque na minha cabeça vinha a imagem de quantas pessoas sonharam em fazer algo que hoje, para os mais desapercebidos, nem sequer chama a atenção, já que pare eles aquela linha pode insensivelmente significar um local que se tem que passar para visitar um amigo ou comprar pão. Sem maiores significados.

Mas coloquem-se no lugar dos berlinenses de 1961: o que passaria com vocês se, de repente, surgisse em sua cidade um muro altamente protegido e vigiado que te impedisse, por tempo indeterminado, de ver aquele amigo ou de comer aquele pão que você tanto gostava?

Assim, em alguns lugares, nos deparamos com plaquinhas no chão que dizem "Berliner Mauer 1961-1989", marcando na pele da cidade, e em nossas mentes, o que para muitos foram 28 anos de uma vida não vivida. Uma vida de saudades e distância dos amigos, dos tios, dos avós, de seu próprio mundo, enfim.

2 comentários

  1. Anônimo Says:

    Simplesmente incrível!!!

  2. Sem querer eu acabei não me identificando no comentário acima, então novamente: Simplesmente maravilhoso!!!

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com