Picolé de 1000 anos

domingo, 9 de agosto de 2009 às 23:48
E novinho em folha!

Um dos pontos interessantes da minha viagem para a Islândia, foi ir ao Jökulsárlón, um lago enorme, muito próximo de dois contrastes: de um lado o Oceano, de outro a maior geleira da Islândia. Isto faz do Jökulsárlón o lugar de passagem de inúmeros icebergs que, se desprendendo da geleira, vão ganhando a liberdade, e sua morte, rumo ao mar.

Fora o visual que é muito surpreendente (só não é mais que o da Groelândia!), o momento mais legal de ir ao lago foi poder provar "iceberg". Isso mesmo! Um sujeito chega rápido próximo ao barco em que encontrávamos, trazendo um significativo pedaço cristalino retirado naquele momento de um dos icebergs que já estão no "corredor da morte".



A guia, que primeiro segura o iceberg e depois o parte dando para cada um pedaço para ser provado, explica que aquele pedaço de gelo tem, nada mais, nada menos, que mais de 10 séculos!! É muito louco pensar que se coloca na boca um pedaço de água congelada muiiiiiiiiiiito mais velho que Colombo e Pedro Álvares Cabral.

O gosto não é o de gelo que tem aí no congelador da sua casa. Isso porque são pedaços de gelo em que a compactação das moléculas é tamanha, que praticamente não há qualquer oxigênio entre as mesmas, fazendo com que o seu uso não seja tão viável para se beber, embora possa ser perfeito para gelar um... whisky, por exemplo.



Outro dia postarei fotos do lago e dos icebergs, além de dizer porque esse lago é tão famoso que tem, inclusive, o apelido de "Lago do 007".

1 Responses to Picolé de 1000 anos

  1. Ai... eu também quero um pedacinho!!!!

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com