+2ºC. No verão!

sábado, 9 de maio de 2009 às 12:33
Se estiver em Genebra e achar tudo um tédio sem fim, fique feliz!! Você está pertinho de uma das atrações mais fantásticas da região que, aliás, fica na França. Trata-se da cidade de Chamonix, de onde se pode ascender ao Mont Blanc.

Não pense duas vezes: vá para a estação de trem de Genebra e rume para a França. Chegando em Chamonix, você já sentirá que ali tem um ar mais leve. Ah, claro, e mais frio também. Cravada aos pés do Mont Blanc, em pleno coração dos Alpes, Chamonix é destino certeiro aos fãs de aventura e esqui. E também de escaladores, curiosos ou simples turistas.


Após chegar em Chamonix, não vai ser difícil localizar o local onde se compra a passagem de bondinho para se "voar" ao topo da Europa ocidental. Pagando 40 Euros, você receberá uma senha com o número do seu "bonde". Na verdade, o número de viagem do bonde. Se no verão há filas homéricas, não quero nem pensar no inverno, quando o lugar deve "bombar" (de turistas e de frio também)...

Aí, se você, enquanto espera o número de sua viagem aparecer no visor, está com fome, sede ou qualquer outra coisa, dê graças a Deus! Você vai ter tempo de sobra para ir à lanchonete que tem logo em frente ao local em que está o complexo de embarque e comer pizza, tomar Coca-cola e receber elogios simpáticos da dona do estabelecimento dizendo: "oh, oh, brasileiros"! (Traduzindo: "nossa, que gente bonita e simpática - e com sotaque típico! Só podiam ser brasileiros).

Bom, aí você comeu, fez xixi, bebeu água, refrigerante, chocolate quente, pegou 500 mapas do Monte, da cidade, sentou no canteiro, viu todos os tipos possíveis e imagináveis de cachecóis, todas as cores, todas as maneiras de enrolá-los no pescoço, todos os casacos, todas as botas quando... finalmente... tcharam!... chega sua hora de embarcar.

É divertidíssimo: parece brinquedo de parque do interior. Em vários momentos parece que o bondinho vai despencar, gerando aquele frio na barriga, para histeria de quem está dentro.

Parada número 1: meio do caminho. E já há um frio e vento insuportáveis! Como o negócio é bem organizado, logo embarcamos para chegar ao topo. Aí é lindo ver Chamonix cada vez mais pequenininha, parecendo uma maquete com os chalezinhos e as casinhas minúsculas! Já estamos quase chegando próximo ao Mont Blanc!

Quando o bonde chega e você desce, a sensação é inexplicável. Seja pela vista translumbrante, seja pelo frio insuportável. (Mentira... o frio é suportável sim, é só se concentrar na paisagem!) O interessante é que há uma estação de turismo e acesso aos vários montes e picos que é construída dentro da rocha, com passagens e passarelas de ferro, que permitem a todos transitar rumo a vários "puxadinhos" de onde se pode ver o Mont Blanc mais de perto, ou de longe, ver Chamonix laaaaaaaaaaaaá em baixo, ver o riozinho que corta a cidade e cuja água pastosa e branca não está suja não, viu? É gelo que está acabando de derreter...



Claro que você não vai ficar lá em cima o dia inteiro: primeiro porque o frio é muito grande (no inverno chega a míseros -50ºC). Segundo porque a senha que te dão te permite ficar até um determinado horário na estação. Mas aí eu tenho uma pergunta: se você tem uma senha que te permite ficar até às 14:00 horas e você resolve ficar lá até às 16 horas, o que vão fazer com você? Te deixar lá em cima pra virar picolé?


Mas o mais maravilhoso é ver o Mont Blanc, com seu topo redondinho, coberto o ano inteiro de neve, soberano e magnífico, nos provando que toda essa peregrinação vale a pena, porque quando fecho agora os meus olhos, vejo perfeitamente aquele céu tão azul e aquele montão de neve reluzente.

1 Responses to +2ºC. No verão!

  1. Nina Says:

    Adorei a aventura!"!!

    EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com