Os Lagos dos Cisnes

terça-feira, 12 de maio de 2009 às 21:29
Cheguei em Zürich. Após malas devidamente colocadas no hotel... rua!

Chegando próximo à região central da cidade, mais especificamente nas pontes que ligam os dois lados daquela cidade recortada, me deparei com um mundo de água sem fim. Era Zürich no seu lago!!

Isso mesmo, Zürich está no lago, e não o contrário, porque como qualquer lago suíço, ele cobre uma região tão grande que chega a banhar várias cidades sem nenhuma cerimônia. Tudo isso apesar de ser conhecido como Lago Zürich. Diferente não é com o lago que banha Lucerna. Apesar de ser outro, nada muda: é gigantesco, é fantástico e é de tirar o fôlego de qualquer um!

Primeiro, pela água. Dizer que ela é "limpa" é pouco. Aliás, chega a ser injusto. A água é tão cristalina, mas tão cristalina, que enxergar o fundo dos lagos é algo... normal! E veja, não se trata de laguinhos quaisquer, trata-se de lagos enoooormes, gigantescos, magníficos! Aliás é tão pouco dizer que ela é "tranparente" que seu consumo é totalmente permitido: a água dos lagos é potável.

Dois: não se assuste se, ao se deparar com esses lagos, encontrar várias pessoas nadando! Isso mesmo! Aí vocês me perguntam: "mas a água deve ser um gelo só, mesmo porque esses lagos não são em grande parte frutos de água degelada da neve dos Alpes"? Bom, sim e não. Sim, é verdade que muito da água dos lagos suíços em geral proveem do gelo liquefeito dos Alpes. Mas, não! A água desses lagos, no verão, pode ultrapassar os 20ºC fácil, fácil.

Três: a cor do Lago Zürich é mutante! Se o sol está muito, muito forte, o lago fica parecendo um diamante azul reluzente. Se o céu fica um pouco mais nublado, todo o lago parece uma esmeralda encravada entre aquelas montanhas ao seu redor.

E o que mais poderia nos surpreender?


Para completar o cenário, é simplesmente encantador ver os "donos" dos lagos deslizando por suas águas, chegando bem pertinho da terra firme, parecendo que estão querendo conversar conosco, ou simplesmente nos dar boas vindas. São os alvos cisnes que embasbacam a todos: o vovô, o netinho, os namorados ou o sozinho. Não importa! A dança dos cisnes no lago é, definitivamente, de se assistir.

E o melhor é que esse ballet é democrático: ali, no espaço público, os Senhores dos lagos suíços vagam por suas águas mostrando porque Tchaikovsky, lá na Rússia, tinha razão estética ao propor sua obra prima. No seu vai e vem, mostram a todos que o que já era lindo pode ficar maravilhoso.


E eles são simpáticos! Não desdenham seus admiradores... Em Lucerna, chegam bem próximo, em bando coreograficamente sincronizado, para ficar ali, em silêncio ao seu lado.

Preciso dizer mais alguma coisa para provar para vocês que a Suíça é simplesmente imperdível?

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com