Estrelando: o Sol!

quarta-feira, 20 de maio de 2009 às 23:15
Montevidéu definitivamente não é um lugar que se deve ir acreditando que se trata de uma grande cidade, de uma metrópole, porque, na verdade, em suas ruas, tive a constante sensação de que estava em uma cidade do interior no Brasil.

Por outro lado, hoje quero falar sobre algo positivo que Montevidéu pode te oferecer: o espetáculo do pôr-do-sol! Antes, já havia feito referência ao apagar das luzes, no Uruguai, à beira do La Plata. Mas agora vou mostrar.

Se você estiver sem muita coisa para fazer, e se as horas forem passando de maneira sem graça porque nenhum programa interessante apareceu, não pense duas vezes: passe a mão em sua câmera fotográfica e vá para a Rambla, na altura do Parque Rodó, para assistir a morte lenta e agonizante do fogo do céu.

É lindo! Melhor dizendo: é maravilhoso! Não há nada em Montevidéu que supera o seu fim de tarde e o cair da noite. Não há museu, não há centro histórico, não há shoppings que supere o capricho da natureza.


Não fique, entretanto, parado em um só lugar: vá caminhando na Rambla, à beira do La Plata, a partir do Parque Rodó em direção ao centro, e veja como que a cada curva é possível ver um tom de rubro-dourado diferente refletido pelo espelho daquele rio. Na foto abaixo, e ao fundo, temos o centro de Montevidéu, sendo que aquela construção quase pontiaguda, bem no centro da foto, é o Palácio Salvo, edifício que, quando de sua inauguração em 1928, era o mais alto de toda a América Latina.

Faça uma brincadeira: quando o sol já estiver quaaaaase sumindo, feche os olhos e conte lentamente até 10. Quando abrir os olhos, o Senhor dos céus já estará mais baixo, mais baixo, mais baixo até deixar "só" um rastro de ouro no horizonte que, também, em pouco tempo dará lugar às trevas.

Ah! Uma coisa importante: mesmo na primavera, não banque o esperto! Venta muiiito na beira do La Plata: então a dupla agasalho e cachecol são indispensáveis.

The end.

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com