A Colônia de Portugal

sábado, 2 de maio de 2009 às 13:57
O Uruguai tem sua Ouro Preto. Trata-se da cidade à beira do La Plata, chamada Colonia del Sacramento. Desbravada inicialmente pelos portugueses quando da colonização da região, Colonia foi logo depois tomada pelos espanhóis. Estes, destruíram o palácio português que existia no local e que servia como "centro administrativo" lusitano nas bandas de lá. As portas, as peças de acabamento, bem como as janelas e móveis foram todos levadas, após a depredação, a Buenos Aires. O resto de dito palácio, descoberto por acaso quando de escavações no local onde hoje existem só as ruínas de suas fundações, encontra-se ao fundo dessa foto, no terreno em frente àquela construção branca:





Superada a dominação portuguesa, e também a espanhola, hoje em dia Colonia presta tributo aos portugueses: seja pelo Museu Português que existe em suas pacatíssimas ruas (e que lembra até Tiradentes) e cuja função é resgatar a memória de uma Colonia perdida em si mesma, seja pela cruz portuguesa presente em um monumento que o governo de Portugal deu à cidade e que se encontra fincado ao lado da Igreja matriz.





E como identificar cidades urbanizadas pelos colonizadores portugueses e pelos espanhóis? Colonia te ensinará: cidades nas Américas construídas pelos espanhóis apresentam ruas em que a água da chuva corre pelo centro das calles, diferentemente das fundadas por portugueses, em que a água escoa pelos cantos, próximo às calçadas.


Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com