A estrela na Europa

segunda-feira, 25 de maio de 2009 às 12:34
Existem TGV´s. E existe o Eurostar.

Fazendo dois trajetos e atendendo a três grandes centros, é possível viajar pelo Eurostar de Paris a Londres e de Londres a Bruxelas. As viagens duram aproximadamente 2 horas e 15 minutos, dependendo se há paradas ou não. Podem as compras ser feitas pelo site da empresa, ou ainda em escritórios regionalizados, como em São Paulo, Rio ou Belo Horizonte. Basta entrar na página do Eurostar e ver estas informações.

Na viagem Paris/Londres que fiz, houve uma parada em Calais, na França, e outra em Ashford, já na Inglaterra. Londres/Bruxelas, por sua vez, foi non stop. Diga-se de passagem, e como já me referi antes, o Eurostar saiu de Londres, da St. Pancras International Station, pontualíssimamente às 08:58 da manhã, com destino à estação central de Bruxelas.

A velocidade é de perder o fôlego!! Passa viaduto, passa ponte, passam postes, passa a vaquinha, ou seria um cavalo, uma ovelha ou um cachorro grande? Não sei... Não dá pra saber. Seu cérebro não consegue processar tudo na velocidade do trem-bala (e olha que ele nem usa sua potência e velocidade máximas...). Razão: para evitar acidentes! Ok, eu tento acreditar que é possível pará-lo em uma situação de emergência sem causar qualquer grande estrago enquanto levita sobre os trilhos a "pouquíssimos" mais de 200 km/h.


No vídeo acima, vocês poderão ter um pouquinho da sensação do que é sentar e observar a janela enquanto o trem corre... Foi filmado logo tempo após ter deixado a St. Pancras com destino a Bruxelas!

O mais legal de tudo é quando o trem mergulha para a profundeza do Canal da Mancha, entre o continente europeu e a ilha britânica. Passar por debaixo do mar é uma sensação no mínimo curiosa: para não dizer apavorante para os mais medrosos. Inclusive, antes de se lançar no túnel que liga o continente à ilha a pressão é tanta que você sente até um certo incômodo em seu ouvido. Mas depois tudo passa. São poucos minutos de escuridão marítima...

Depois, o Eurostar retorna à superfície, continuando a brilhar pelos trilhos da Europa.

2 comentários

  1. Nina Says:

    Sempre tive vontade de vivenciar o Tgv, mesm ficando um pouco agoniada ao pensar no Canal da Mancha...
    tem mais videos?

  2. LA | Jr Says:

    Tenho sim, Nina!! Qualquer dia desses vou postar sobre a St. Pancras International Station em Londres, e a saída do Eurostar de Londres rumo a Bruxelas... Fique atenta, então! Logo, logo posto outro vídeo!!

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com