Alemães, aprendam com os britânicos!

sexta-feira, 15 de maio de 2009 às 17:23
Nem sempre tudo o que se planeja para uma viagem dá certo. A ideia de que seria possível, assim que se chegasse à Europa, reservar um leito no trem noturno de Amsterdan para Zürich na data pretendida, foi um exemplo. A Europa, no verão, e no que diz respeito à reserva obrigatória de trens, é um inferno! Ou seja, trate de reservar antes de você ir, senão você poderá ficar de mãos, pés e malas atados!

Por sorte, consegui um assento em um trem que sairia no meio da tarde da estação central de Amsterdan. Pararia em Frankfurt, na Alemanha, e de lá faríamos conexão para continuar nossa viagem rumo a Zürich.

Tédio sem fim... Pra começar a viagem demora horrores. Ao total, e normalmente, seriam umas 12 horas! Ah, sim, porque não vão achando que na Europa trens não atrasam simplesmente porque é Europa. Existe uma diferença enorme entre Reino Unido e o "resto" da Europa :). É, porque como já dito, a pontualidade britânica, faz a diferença (como quase tudo lá...).

O início da viagem foi até divertido. Passar por Düsseldorf e ver o quão horrorosa e mal cuidada são as costas de sua estação de trem (toda pixada), passar por Köln e ver o rio bem grande e o topo verdinho da sua famosa igreja foi interessante. Só. Porque a partir daí ficou tudo cansativo. A começar pela falta de organização alemã.

Estacionando em Frankfurt, o trem que eu pegaria rumo a Zürich deveria chegar instantes depois do meu desembarque na estação. Até então era só sorriso!

Mas "instantes" começaram a virar horas. 1, 2, 3, 4 horas e nada do trem, que "já estava chegando", dar sinal de vida...

Aí foi uma beleza! Deu tempo de ir ao Burger King dentro da estação de trem, de ficar vendo as figuras esquisitas que davam no lugar, de ler todas as placas para ver se eu estava doido ou se o trem estava atrasado mesmo, de ir a uma fila de informações gigantesca e perguntar para a atendente se ali era o local em que poderiam tirar minha dúvida sobre o horário e ela te mandar para o fim da fila sem falar que sim ou que não...

Enfim, "adorei" Frankfut e as alemãs!

É, porque os homens alemães são muito mais solícitos que as alemãs com as quais me deparei. Será que isso é a regra? Não sei... Quando voltar a Alemanha digo a vocês. Agora, se eles são tão "rigorrosas" com tudo, poderiam começar a ser com o horário dos seus trens!


Aí, quando não mais que de repente, aponta um trem nos trilhos que dariam na plataforma em que estava. Uma alucinação, uma miragem, um milagre? Não... Era o trenzinho atrasado só 4 horas e meia!

Hora de embarcar para mais seis horas de viagem até Zürich - pelo menos a primeira classe não é aquele "circo" que costuma ser nos vagões europeus durante o verão... Ao total, foram 16 horas de viagem.

E assim foi minha "agradável" tarde em Frankfurt e minha primeira impressão sobre aquela terra. Não preciso comentar mais nada. Preciso?

Alta|Modernidade | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com